terça-feira, 26 de julho de 2016

Olimpíadas - 2016 começou mal, e o fim será de que maneira?

                                            
                                                                                        Charge de Adão Iturrusgarai

Acompanhamos pela grande imprensa que dos 31 prédios na Vila Olímpica, 20 apresentam algum tipo de problema.
Como disse anteriormente, faltou fiscalização, acompanhamento, empenho para verificar se as obras estavam a contento.
Agora é aguentar Suécia, Austrália, Quênia, Argentina, Holanda, entre outros detonando as instalações, falando em boicote dos pedreiros para favorecer o Brasil (comentário de atletas argentinos, esse é para rir), comparando os apartamentos a favelas (esse também já é demais, mesmo sabendo que falta de água, saneamento é comum nas zonas mais pobres do Rio).
O Velódromo não está totalmente pronto, a Baía de Guanabara não foi despoluída, e obras de mobilidade urbana não ficaram prontas nem na Copa e nem agora, moradores despejados, outros impedidos de entrarem em suas casas para as obras olímpicas só lamentam a vinda dos Jogos para o Rio sem saber o futuro que os aguarda longe das suas casas e raízes.
Só que devemos lembrar que estamos no país da piada pronta, onde se tira sarro de tudo e de todos, que atravessa uma grande crise moral e institucional e aqueles que representam o povo não tem credibilidade e para muitos nem legitimidade. Quem será que vai a Cerimônia de Abertura sendo chefe do poder Executivo do Brasil? O presidente da Câmara recém eleito já está sendo investigado o Senado não fica atrás. Obras no Brasil sempre foram alvo de muitas polêmicas, no Rio mesmo não teve a queda da ciclovia recém inaugurada? 
A primeira maratona já está acontecendo - as dos 634 maridos de aluguel que tentam arrumar (esperamos que sem gambiarras) todos os mais de 200 problemas encontrados nos apartamentos onde ninguém nunca morou.
Não merecemos tanta vergonha, não temos condições de abrigar um evento desse porte somente dois anos após uma Copa que deixou um legado de dívidas e obras mal acabadas e superfaturadas. Não deveríamos sequer ter nos candidatado para sediar tal evento.
Para piorar o escândalo do doping tira grandes atletas do evento na canoagem, remo, natação, atletismo, etc..., e mesmo os que virão, se ganharem, ficaremos na dúvida se foi de maneira limpa. 
Faz muito tempo que o Esporte deixou de ser sinônimo de união, confraternização, hoje significa poder, vencer a qualquer custo, e dinheiro para poucos, além de sofrimento para muitos, e o Brasil consegue dar um novo significado também, o da vergonha, de pessoas que deveriam zelar pela educação, segurança, saúde do seu povo e receber a todos bem, não faz o que deveria e zombam ainda fazendo piada daquilo que deveria sequer ter ocorrido.
Faltam 10 dias para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultados do futebol do Brasil e do Mundo deste fim de semana.

  Tem os jogos de sábado, domingo e a agenda da segunda-feira.